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  • Foto do escritorPriscila Baumann

Quando seu cliente em potencial é carne de pescoço



Todo mundo que é certinho e tem um negócio já estabeleceu público alvo e persona para ele, e sempre ficou de olho para fazer adaptações. A partir deles cria estratégias de vendas e de marketing.

Só que a realidade não é redonda assim, bonitinha, certinha. A vida real é cheia de gente carne de pescoço, que pode sim pagar pelo seu produto ou serviço, mas que não vê valor neles.

Quantas vezes já me frustrei por me deparar com este tipo de gente, e quantas vezes desabafei com pessoas que também passaram pela mesma situação.

Não dá para achar que fazer a parte teórica direitinho vai atrair só gente que presta e que você vai ser um furacão de vendas e sucesso. Na realidade, o funil é bem mais fundo do que o povo de marketing digital conta nos seus cursos milagrosos.

Na semana passada, me deparei com uma cliente em potencial bem carne de pescoço. A bonita veio me falar que meu curso era MUITO CARO. Eu, que sei detalhes do meu preço, que faço pesquisa de mercado, que tento ser muito justa comigo e com o meu cliente, e que tenho certeza absoluta que minha faixa de preço se encontra na MÉDIA DO MERCADO. Sabe o que eu fiz? Disse a ela que tem muito conteúdo gratuito na internet para ela explorar, e não entrei em momento algum em qualquer tipo de negociação. Sabe por quê? Seria perda de tempo: ela não viu VALOR no meu serviço. Então ela que assista tutorial grátis do YouTube! Simples assim!

O que me permitiu ter clareza suficiente para identificar que ela é uma carne de pescoço é minha autoestima bem trabalhada, os depoimentos das minhas clientes, o fato de todos os dias eu estudar e praticar técnicas para cada dia ficar melhor no que eu faço. Quando você não tem certeza da profissional que é, pode cair em tentação e achar que essa é uma cliente que quer negociar, e não que quer que você se arreganhe e faça por um preço que não paga sua hora de trabalho.

E por que estou compartilhando tudo isso? Porque fico imaginado quantos empreendedores estão fragilizados com essa pandemia, vendo seu faturamento ir pelo ralo e as contas chegando. Quantos estão desesperados para fazer o dinheiro entrar e que podem se tornar vítimas de gente oportunista deste tipo, que quer se aproveitar da desgraça alheia. O meu papel como empreendedora há 9 anos, que já sofreu inúmeros altos e baixos, é mostrar que quanto mais a gente abaixa, mais o furico aparece! Não se rebaixe, jamais!

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