top of page
Buscar
  • Foto do escritorPriscila Baumann

Por favor parem de romantizar o empreendedorismo!


Incrível como tem gente que continua com o mesmo papinho mole, mesmo de depois de enfrentarmos uma pandemia que arrasou não apenas a saúde de muitas pessoas, mas também seus negócios. Para passar raiva nas redes sociais, basta ver discursinhos e frases prontas como: eu tenho flexibilidade de horário para fazer o que eu quiser, eu penso fora da caixa e meu negócio é disruptivo (aliás, que ódio dessa palavra!), estou me adaptando ao novo normal (também detesto essa expressão vazia), e outras falácias que são postadas diariamente.

Num país onde muita gente empreende por necessidade, onde as pessoas estão juntando os caquinhos para retomar as atividades, que fez muita gente demitir, fechar suas portas, não dá para dizer que empreender é sinônimo de qualidade de vida. Muitos empreendedores sentem um grande esgotamento emocional e físico, trabalham horas a fio para garantir que o dinheiro entre, sofrem quando precisam fazer uma demissão ou dar passos para trás, além de outros incêndios que são apagados diariamente.

A grande verdade é que, independentemente de você ter seu negócio ou ser funcionário de alguém, os desafios e problemas vão existir e exigir de você muitas vezes coisas que você vai achar que não vai dar conta. A cada dia que passa, temos que estudar mais coisas diferentes, saber filtrar as informações que chegam até nós e aprender a ser malabarista com um nome bonito: aplicar lifelong learning. Metodologias ágeis invadem todos os negócios e equipes, e cada vez mais nos vemos participando de reuniões e preenchendo post-its cheios de coisas. Encontros virtuais de videoconferência já se tornaram parte da rotina, e causam um esgotamento emocional muito maior do que uma reunião presencial. Tudo isso gera uma conta, que vai ter que ser paga.

Se nem o casamento romântico funciona (mas isso eu deixo quem têm mais propriedade para falar argumentar), por que as pessoas acham que romantizar os negócios vai trazer algum resultado extraordinário? Ah, e o efeito manada de disseminar esse romantismo e visão ingênua pega muita gente, viu? Parece até que é mais contagioso que a Covid-19, então cuide-se para não ser atingido por ele!

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page