top of page
Buscar
  • Foto do escritorPriscila Baumann

Hora de recomeçar - Empreendedorismo sem papo mole


É hora de recomeçar. Mas como fazer isso?

Estamos na segunda semana de agosto de 2020, já enfrentamos meses de confinamento, de medos, incertezas e agora vivemos um processo de recomeço. Mas, a pergunta que não quer calar: como fazer isso da forma “certa”? Depois de tudo que vivemos nos últimos meses, não dá para errar, não dá para desperdiçar tempo e dinheiro. As pressões interna e externa são imensas, as “informações” que vemos por aí não são confiáveis (o empreendedorismo de palco nunca foi tão evidente e disseminado), a o que nos resta é a sensação de estar sem rumo.

Como educadora, acho que o princípio de tudo é fazer um planejamento fundamentado em avaliações, sondagens e experiências vividas até o momento (desculpem o Pedagogês, mas não existem termos que explicam melhor este processo).

Para iniciar o processo de avaliação, não conheço ferramenta mais prática que a análise swot, porque ela é simples de usar e consegue englobar todos os aspectos que devem ser considerados em um negócio. Se você ainda não conhece essa ferramenta, confira este artigo da Rock Content:

Já a sondagem pode ser uma pesquisa com suas clientes, com o mercado no qual você atua, com as pessoas do seu bairro... é muito importante saber o que as outras pessoas pensam, sentem e esperam. Para realizar estas pesquisas de forma virtual, ferramentas não faltam: Formulários Google, Microsoft Forms, Survey Monkey, dentre outros. Estas ferramentas são gratuitas, e geram automaticamente gráficos e planilhas com os resultados. Para estimular as pessoas a participarem, basta usar as suas redes sociais, seus contatos pessoais e, claro, pedir ajuda para quem você conhece. Quanto mais pessoas responderem, mais informação você terá. Ah, muito importante: elabore as perguntas com cuidado, para que você consiga de fato obter informações que vão te ajudar no seu negócio. Caso contrário, você só perderá tempo.

Avaliar com os pés no chão as experiências vividas também é fundamental. No universo do empreendedorismo, principalmente no universo do pequeno empreendedor, o que mais acontece é cairmos em armadilhas, presepadas... só que ninguém conta os tombos, né? Só conta quando conseguiu algo bom! Portanto, avalie cuidadosamente se de fato você teve resultados positivos com o seu negócio até agora. A tradução para resultados positivos é dinheiro no bolso. Sim, dinheiro! Dinheiro para manter seu negócio, para pagar o seu salário, dinheiro de lucro. As pessoas romantizam muito o empreendedorismo, mas só vale a pena se manter nesse universo se você tiver ganhando dinheiro. Caso contrário, melhor buscar oportunidade no mercado de trabalho, porque a responsabilidade e a pressão são menores (embora muita gente diga exatamente o contrário).

Depois de tudo isso, aí sim é hora de começar a planejar de fato. E, com base em todo esse material, você já saberá se deve buscar um novo caminho ou permanecer no mesmo. Recentemente fiz um curso online 100% gratuito sobre planejamento estratégico, produzido pela Endeavor e pelo Sebrae, e convido vocês a também fazerem. Tenho certeza que ele vai ajudar bastante a entender como um planejamento estratégico funciona de fato. Para conhecer melhor este curso e se inscrever, é só clicar no link abaixo:

Não existe atalho, nem formula mágica. É necessário dedicar tempo, energia e muita disposição. Espero que estes passos te ajudem nessa jornada!

Acesse o link abaixo e ouça o podcast com este tema:

Com carinho,

Priscila Baumann

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page