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  • Foto do escritorPriscila Baumann

Como fazer uma autoavaliação com os pés no chão e amor próprio


O ano de 2020 foi difícil para a imensa maioria das pessoas e dos negócios. Passamos por muitos desafios: financeiros, estratégicos, operacionais... No entanto, para quem decidiu ser empreendedor, é importante sempre encontrar forças para dar o próximo passo. Mas como fazer isso quando você se depara com caixa em negativo, regressão na flexibilização da pandemia, e a clareza de que vamos passar o próximo ano lidando com grandes incertezas?

Acho que o primeiro passo é fazer uma autoavaliação pautada em fatos associados aos seus números. O primeiro ponto a ser considerado na autoavaliação é o nível de satisfação dos clientes e quais as ferramentas utilizadas para fazer essa medição.Você utilizou alguma ferramenta para mensurar a satisfação de seus clientes? Caso não tenha utilizado, é necessário pensar em como fazer isso no próximo ano, pois somente conseguiremos faturar se tivermos clientes satisfeitos. Afinal, não estamos em época de fartura.

O segundo ponto a ser considerado está relacionado aos seus resultados financeiros, e embora a grande maioria não tenha conseguido faturar o desejado ao longo do ano, é necessário compreender se o seu negócio é viável ou não. E, para isso, é necessário ter em mente o quanto você precisa faturar no mínimo para se sustentar e sustentar seu negócio. Com esses números em mãos, é possível criar uma previsão mínima para o ano que vem, considerando seu mark-up e os resultados dos meses de baixa como referência. Caso você perceba que não é viável continuar, é melhor dar dois passos para trás e analisar o quanto é possível reduzir os custos do seu negócio, tendo em mente que talvez seja necessário abrir mão de algumas coisas: talvez negociar o ponto e aluguel, cogitar trabalhar em coworking ou em parceria com outros empreendedores... o importante é ter os pés no chão e não permitir que a situação piore ao longo do ano de 2021, pois se livrar de uma dívida não é algo fácil.

A análise dos números continua quando pensamos em estratégias de marketing. Baseando-se no seu mark-up, é possível verificar em qual serviço / produto seu lucro é maior, e onde também você precisa dedicar mais atenção ao divulgar seu trabalho. Não perca seu tempo divulgando o que te dá pouco retorno financeiro, foque no que realmente vai ajudar você e o seu negócio a se manterem em pé. E não romantize o trabalho: faça o cálculo com o máximo de atenção e relacione o seu mark-up com as horas necessárias para a realização de cada atividade. Pode ser que o que te traz aparentemente um lucro maior, necessite de muitas horas de trabalho para ser concluído. E aí, lucro precisa ser calculado por hora de trabalho. Simples assim.

Por último, olhe-se no espelho com o máximo de honestidade e assuma para você o quanto você realmente dedicou-se à atividades que vão de fato te ajudar a crescer no seu negócio. Dedicar tempo para atividades que podem ser delegadas é o mesmo que rasgar dinheiro. Quando somos donos de um negócio, não importa o tamanho, é importante manter o foco no que realmente interessa. Caso contrário, as consequências são: erros processuais, falta de visão do todo, desperdício de oportunidades de faturar mais. Pense nisso e mantenha-se firme!

Espero que este pequeno texto te inspire a buscar forças para enfrentar o ano de 2021. Com carinho, Priscila Baumann

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