A importância de realizar procedimentos de beleza seguros
- Priscila Baumann
- 16 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

Nesta semana foi noticiado o óbito de uma mulher no interior de São Paulo após realizar uma escova progressiva. Segundo a reportagem, os médicos informaram que a mulher sofreu uma reação alérgica grave.
O primeiro ponto de reflexão que é necessário ser abordado é a qualificação dos profissionais que atuam na beleza. Hoje, com cursos superiores técnicos no segmento da beleza, é inadmissível que profissionais sejam apenas autodidatas. Conhecer a fundo procedimentos, produtos, características da pele e cabelo, reações químicas, principais queixas de clientes é extremamente necessário.
O segundo ponto está relacionado ao uso de produtos que estejam de acordo com as normas estabelecidas pela Anvisa e a importância de participar de treinamentos realizados pelas marcas fabricantes e distribuidoras. Todas as grandes marcas de produtos capilares, como Keune, Paul Mitchell e Joico, por exemplo, realizam regularmente treinamentos com os profissionais que adquirem seus produtos, ensinando o modo correto de utilização e investindo em centros técnicos. Pequenas empresas também realizam esta atividade, as quais já pude testemunhar ao visitar salões de beleza e universidades que possuem laboratórios para realização de estágio e aulas práticas.
Por último, a realização de anamnese e escuta atenta do profissional antes de realizar qualquer atendimento, fecha a tríade que garante a segurança em todos os procedimentos, que também resulta na fidelização e satisfação dos clientes.
Commentaires