top of page
Buscar
  • Foto do escritorPriscila Baumann

1 ano de Empreenda na Beleza


Parece que foi ontem que eu comecei, de forma despretensiosa, a postar insights nos stories do Instagram sobre a minha visão de empreendedorismo no segmento da beleza. Sinceramente, não imaginava que eles se tornariam um termômetro para o projeto que estava desenvolvendo ao longo do Programa ALI com a Gabriela Fuzaro. A gente passava tardes e tardes pensando junto, desenvolvendo estratégias e debruçadas em planilhas e em ferramentas de design thinking, mas não tínhamos ideia do que viria pela frente.

As coisas aconteceram num ritmo tranquilo, sem pressa. A primeira ação foi criar o perfil do @empreendanabeleza nas redes sociais, e conquistar os primeiros seguidores. E desde então tenho conhecido tanta gente bacana, com histórias incríveis de vida... tenho aprendido muito com essa troca! Conquistei novas amizades em tudo quanto é canto do Brasil, e isso não tem preço!

Depois foi o momento de elaborar o site e entrar com a solicitação de patente do nome Empreenda na Beleza no INPI. Apanhei para fazer o processo sozinha, mas hoje consigo ajudar várias pessoas a também fazerem esse procedimento por elas mesmas, sem pagar fortunas para ter uma patente. Inclusive tenho planos de gravar um vídeo sobre o passo a passo para vocês!

Aí chegou o momento mais esperado do nosso planejamento: testar o MVP, que foi um Workshop de Planejamento Estratégico. E os feedbacks foram incríveis, e me deram muita força para pensar grande. E junto com isso também percebi como eu continuava pensando e agindo como aquela garotinha ingênua que fui um dia... procurei escolas para unir forças e fazer o Empreenda na Beleza abranger mais profissionais. Levei várias portadas na cara! Uma das escolas mais renomadas de maquiagem de SP me deu esperanças de parceria, depois de eu fazer um pitch de 5 minutos (foi esse o tempo que me foi dado para apresentar o trabalho). Soube pelas redes sociais que esta mesma escola se uniu a outra que também é super forte no mercado para oferecer a proposta de formação empreendedora delas, lógico que sem a minha presença! O comentário do meu marido a respeito desse fora que eu levei foi o melhor que eu poderia receber: você está no caminho certo, afinal já começaram a te imitar!

Uma escola abriu as portas pra mim, a Makevator da Vila Mariana, e quando iríamos começar nosso projeto a pandemia começou! Nesse momento, me recolhi e passei a observar o que os profissionais e estabelecimentos faziam. Vi tanta gente metendo os pés pelas mãos por falta de visão abrangente do próprio negócio e da realidade que estávamos vivendo, com uma pitada de ansiedade que decidi gravar o primeiro vídeo da playlist do YouTube, visão 360º do seu negócio de beleza.

Logo em seguida, o assunto do momento foi biossegurança! Escrevi em 48 um e-book que compilou todas as regras estabelecidas pela ANVISA, além de orientações do SEBRAE e de outras associações que representam profissionais da beleza. Distribui gratuitamente esse e-book para centenas de pessoas, com o objetivo de disseminar informações em uma linguagem simples e acessível para todos! Ele continua disponível para download no site do Empreenda na Beleza.

O movimento seguinte no universo da beleza diante da pandemia foi o atendimento em domicílio, já que os salões estavam proibidos de abrirem. Me assustei com a quantidade de pessoas oferecendo serviços a valores que não se pagavam, e decidi que minha forma de ajudar estes profissionais era gravar uma videoaula com conceitos de precificação de serviços. O conteúdo que utilizei foi o mesmo que cursei em uma disciplina da MBA em Gestão Estratégica de Negócios e no curso de Gestão Financeira do SEBRAE. Uma aula de aproximadamente 35 minutos, que também tem um e-book com todos os conceitos explicados em detalhes. Quando preparei a aula, lembrei que a gestão financeira do meu negócio também já foi uma pedra no meu sapato, e que eu sofri muito para reparar os erros que cometi ao longo da minha jornada (também aprendi a me perdoar por perder tanto dinheiro).

Nesta época comecei a perceber que minha MBA estava no fim, e como boa estudante, decidi me aventurar num nível mais alto: decidi escrever um projeto para Mestrado Acadêmico em Educação, voltado para entender como o eixo empreendedorismo será trabalhado ao longo da implantação da nova Base Nacional Curricular Comum nas escolas de ensino médio. Toda a fundamentação teórica que estudei para escrever este projeto de pesquisa mexeu muito comigo, e me despertou para entender o que está por trás de fazermos as coisas no automático e de não questionarmos a realidade que vivemos, e apenas buscarmos alternativas para sobreviver num universo com tantas cobranças, não apenas financeiras, mas também físicas e psicológicas. Fiquei debruçada sobre esse projeto cerca de um mês e meio, lotei as paredes do meu studio de anotações feitas no flip-chart e depois de revisar um monte de vezes, encaminhei o projeto para a UNIFESP. Nem preciso dizer o quanto estou ansiosa pra saber se ele foi aprovado ou não, né? O resultado virá só na segunda quinzena de novembro, e até lá haja ansiedade!

Logo que a flexibilização da quarentena começou, recebi a notícia que havia conseguido um crédito no Banco do Povo, o qual estava desde o começo do ano enviando documentos e propostas para análise. Fiquei tão feliz, porque esse empréstimo veio com juros zero, para pagar em dois anos, e através dele, pude renovar meus equipamentos de informática, fazendo eu economizar um tempo gigante. Não tinha ideia do quanto é bom ter tudo conectado por wi-fi: impressora, câmera... gastava um tempo gigante fazendo uploads e downloads, editando meus vídeos no computador jurássico e quase sem recursos! Graças a esses materiais, vários treinamentos online estão no forno! Também farei em breve um vídeo contando a vocês todos os passos para conseguir esse crédito que fez toda a diferença no meu negócio e fará no de vocês também!

Junto com tudo isso, fiz uma avaliação de tudo que tinha feito até então, e percebi que o podcast que já estava com cerca de 6 episódios não estava fazendo sentido: primeiro porque os profissionais da beleza não têm o hábito de buscar informações em podcasts (de acordo com a pesquisa que realizei com minha base de seguidores e clientes), e segundo porque o conteúdo que estava ali deixou de ser relevante em um mundo pós pandemia. Tomei a coragem de apagar todos os episódios (coragem porque a gente se apega às coisas) e de criar um novo do zero, que agora se chama Empreendedorismo sem Papo Furado, e que é voltado para todos os empreendedores. Nele, tenho feito desabafos de coisas que vejo que não fazem o menor sentido, mas que todo mundo fica batendo palminha e achando lindo. Convido vocês a ouvirem e me darem um feedback, apesar de ele ter apenas 2 episódios (o terceiro está no forno); disponíveis em várias plataformas: Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, dentre outras.

Quanto aos novos projetos, tenho trabalhado na elaboração de consultorias para estabelecimentos de beleza que buscam alavancar seus resultados ou compreender como melhorar seus processos. Uma das etapas mais importantes dessa consultoria que em breve será oferecida para o mercado é o Cliente Oculto, que é uma ferramenta muito esclarecedora para todos os negócios.

Para finalizar esse depoimento com textão, quero dizer para vocês que o Empreenda na Beleza representa para mim não apenas um trabalho, mas também um espaço onde posso interagir, compartilhar conhecimentos e reflexões e trocar muita experiência com todos. Ninguém aprende sozinho, e eu só tenho a agradecer por ter a oportunidade de aprender inclusive com as portadas na cara!

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page